Quem somos nós?

Ananda Barata: Estudante de Moda
Laís Lepper: Estudante de Moda

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Art Nouveau e Art Déco na série Downton Abbey



Com 16 indicações no ano passado e 12 em 2013, “Downton Abbey” é um sucesso de crítica e de audiência, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos. O seriado britânico, criado por Julian Fellowes, acompanha a aristocrática família Crawley, que reside em uma propriedade fictícia chamada justamente Downton Abbey, localizada em Yorkshire, durante o reinado de George V, mais especificamente a partir de 1912. Caroline McCall desenvolveu vestimentas sóbrias, mas que representam de forma clara as transformações históricas pelas quais passaram os habitantes do Reino Unido antes e depois da Primeira Guerra Mundial, em especial as personagens femininas.

A cada capítulo admiro mais a forma genial como os figurinistas e hair stylists da série traduzem oeclético clima da transição do art nouveau para o art déco, que marcou a virada da década de 1910 para 1920.

Art Nouveau_Downton Abbey_Painel_ Colher de Chá Noivas

Colher de Chá Noivas 1914 Figurino_Downton Abbey_art deco

Em contraposição, vem a emergência do estilo art déco, pós Primeira Guerra Mundial. Isso porque aquela coisa voluptuosa da Belle Époque ficou fora de contexto depois de tantas mortes e perdas, a decadência geral pedia um estilo mais sóbrio. Surge então a necessidade de simplificar as formas, apostar em modelagens menos sisudas, nas estampas geométricas, nos novos tecidos, como o Jersey, seguindo a máxima do menos é mais. A grande diva, claro, é Chanel, que rompe com o antigo comportamento feminino e defende um novo conceito de elegância: a elegância que vai além da estética, mas a da atitude, um elegância intelectual. Para isso, roupas mais confortáveis, para mulheres que queriam estudar, trabalhar e atuar na sociedade.
Chanel, que chega para romper com um forma de vestir muito relacionada com a opressão feminina da época. Afinal, quer metáfora melhor  do que as cenas em que os corselets são ajustados nas cinturas das mulheres, que tinham de prender a respiração para caber neles?
Pois bem, exatamente na época de Downton Abbey, os looks chanelianos começavam a emergir, com suas cinturas baixas e não marcadas, ausência do corselet, chapéus pequenos e sem abas, e, a maior das novidades: mulheres que vestiam calças! Claro, estes figurinos mais vanguardistas são justamente os que vestem as personagens mais novas da trama, como Lady Mary , Lady Edith, e ainda mais fortemente, no closet da super antenada Lady Sibyl.

painel lady mary

Desfile Outono/Inverno Ralph Lauren inspirado na série Downton Abbey:

A estética sisuda do período entre guerras norteou a coleção de inverno 2012 da Ralph Lauren. As peças da coleção exaltavam tecidos tipicamente ingleses acrescidos de alguns detalhes como broches vintage, lenços nos bolsos e gravatas. Boinas e chapéus de abas curtas completaram os looks masculinos. Também cruzaram a passarela casacos 7/8 de abotoamentos duplos, saias lápis e calças de boca larga. O toque mais luxuoso ficou por conta dos ternos de veludo e das estampas de onça. O final do desfile veio mais feminino, com elegantes longos pretos, fúcsias e dourados.






Desfile completo aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário