Quem somos nós?

Ananda Barata: Estudante de Moda
Laís Lepper: Estudante de Moda

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Barroco

A arte barroca desenvolveu-se no século XVII, num período muito importante da história da civilização ocidental, pois nele ocorreram mudanças que deram feição a Europa da Idade Moderna.

 A arte barroca originou-se na Itália, mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis.



Pintura barroca – de modo geral as características da pintura barroca podem ser resumidas em alguns pontos principais. O primeiro é a disposição dos elementos dos quadros, que sempre forma uma composição em diagonal. Além disso, as cenas representadas envolvem-se em acentuado contraste claro-escuro, o que intensificava a expressão de sentimentos. Quanto ao assunto, a pintura barroca é realista, mas a realidade que lhe serve de ponto de partida não é só a vida de reis e rainhas de cortes luxuosas, mas também a do povo simples. 


Principais artistas do Barroco;


Caravaggio: a beleza não é privilegio da aristocracia

 
Narciso 



El Greco: a verticalidade da pintura

 Retrato de Jorge Manuel Theotocopoulos


Velázquez: os rostos da nacionalidade espanhola


Meninas




Vestuário no Barroco;


 A moda desta época é considerada uma evolução natural da moda Renascentista. Ainda há a presença do rufo, que aos poucos vai abaixando e diminuindo virando uma gola rendada; as mulheres ainda usam roupas volumosas e pesadas e os homens passam a ser ter roupas mais enfeitadas.
No chamado Early Baroque, até 1627, tudo ainda era bem característico da Renascença. Gradativamente os rufos gigantescos desaparecem e surgem as golas e punhos rendados. A cintura masculina e a feminina sobem e ambos usavam sapatos com pequenos saltos que eram enfeitados com laços no peito do pé.



Os homens usavam cabelos abaixo dos ombros com grandes cachos, o rosto barbeado mas com bigode e chapéus de abas largas. O uso de perucas se inicia a partir de 1660.
As roupas masculinas eram enfeitadas: adotam um tipo de bermuda ampla que dava a impressão de ser uma saia, que era usada com meias de seda coloridas com grandes laços em renda na borda e com botas até o joelho. Gradativamente, o rufo dá lugar ao jabô (um babado de renda ou lenço preso ao peito ou ao pescoço). E um longo casaco até os joelhos. Uma boa dica para identificar essa época é se lembrar da imagem dos Três Mosqueteiros.

Então, Luís XIV sobe ao trono da França e quando este começou a ficar careca, vaidoso, adotou perucas, por isso a moda das mesmas, que eram peças de distinção social pois custavam fortunas.





O Rei também era baixinho o que fez com que os sapatos masculinos tivessem saltos mais altos que os femininos. Tudo isso era desejado pelas outras cortes européias e a França passa a ser então, o país lançador de moda. A partir daí, dá-se início ao Late Baroque, que se distancia do estilo renascentista e se aproxima do que virá a ser o estilo Rococó.

A moda feminina tinha volume nos ombros e mangas bufantes que terminavam abaixo do cotovelo; as golas eram caídas com bordas de renda.
A roupa era composta de camisa de linho; espartilho com decote baixo e ombros expostos. O corpete era em formato V decorado desde o decote até a cintura; manto; saia aberta no meio deixando exposta uma anágua decorada com laços e fitas. Eram usadas até oito anáguas, sustentadas pelo farthingale (aros de ferro que ampliavam e elevavam a saia); sapatos de salto.
Os cabelos eram repartidos ao meio e com cachos até os ombros, só por 1690, os cachos passaram a ser sob a testa. Usava-se o fontage, uma espécie de chapéu estruturado com arame enfeitado com babados de gaze e rendas na vertical.




Dicas de filmes;


Shakespeare Apaixonado (1999)

O jovem astro do teatro londrino William Shakespeare (Joseph Fiennes) sofre de bloqueio criativo e não consegue escrever sua peça. Um dia, ele conhece Viola De Lesseps (Gwyneth Paltrow), uma jovem que sonha em atuar, algo proibitivo no final do século XVI. Para burlar o preconceito e ter sua chance, Viola se disfarça de homem e começa a ensaiar o texto de Will, que começou a fluir e passou a dar vazão ao amor entre os dois. O que eles não contavam era com o casamento arranjado pela família entre Viola e Lorde Wessex (Colin Firth).






O figurino é incrível! Vale a pena assistir. 



 Moça com o brinco de pérola (2004)

Em pleno século XVII vive Griet (Scarlett Johansson), uma jovem camponesa holandesa. Devido a dificuldades financeiras, Griet é obrigada a trabalhar na casa de Johannes Vermeer (Colin Firth), um renomado pintor de sua época. Aos poucos Johannes começa a prestar atenção na jovem de apenas 17 anos, fazendo dela sua musa inspiradora para um de seus mais famosos trabalhos: a tela "Girl with a Pearl Earring".





Fontes: História da Arte, Glória Proença - Editora Ática
              https://www. picnicvitorianocwb.com





           

Nenhum comentário:

Postar um comentário