Quem somos nós?

Ananda Barata: Estudante de Moda
Laís Lepper: Estudante de Moda

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Renascimento



O renascimento na Itália - O termo renascimento é comumente aplicado a civilização europeia que se desenvolveu entre 1300 e 1650. O renascimento foi um momento da História muito mais amplo e complexo do que o simples reviver da antiga cultura Greco-romana.

Ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações nos campos das artes, da literatura e das ciências que superaram a herança clássica. O ideal do humanismo foi sem duvida o móvel  desse progresso e tornou-se o próprio espírito do Renascimento . Num sentido amplo, esse ideal pode ser entendido como a valorização do homem e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural, conceitos que haviam impregnado a cultura da Idade Média.

Nas artes, o ideal humanista e a preocupação com o rigor cientifico podem ser encontrados nas mais diferentes manifestações .
A pintura renascentista – confirma as três conquistas  que os artistas do ultimo período gótico já haviam alcançado : a perspectiva , o uso do claro-escuro e o realismo.  Surgimento de artistas com um estilo pessoal, diferente dos demais.



Principais artistas do Renascimento ;


Botticelli: a linha que sugere ritmo e não energia

Vênus

Leonardo da Vinci: a busca do conhecimento científico e da beleza artística 

Monalisa

Michelangelo: a genialidade a serviço da expressão da dignidade humana

A criação de Adão

Rafael: o equilíbrio e a simetria 

Escola de Atenas


Vestuário no Renascimento ;


A roupa típica da mulher no início do século 16 consistia num vestido longo com saia em forma de cone e cauda sobre uma bata e uma camisola de linho junto à pele. A saia poderia ter uma fenda para mostrar uma anágua decorativa. O corpete possuía decote quadrado, adornado com laços de fitas finas e jóias. As mangas eram amplas e bem largas no pulso, exibindo uma segunda manga trabalhada anexa à bata. A cintura alta descia gradualmente até a natural. Uma variedade de chapéus, toucas, véus, capuzes, redes de cabelo e outros acessórios eram usados na cabeça, com fortes variações regionais. Os calçados eram rasteiros e de bico quadrado.


Por volta de 1550 a camisola de linho foi descartada, a cauda caiu em desuso e o corpete e a saia tornaram-se vestuários independentes. As mulheres eram encaixadas dentro de complexas gaiolas feitas de arame, ossos da baleia e tecido, as chamadas farthingales, e suas roupas eram colocadas sobre essa peça. As saias continuavam a ter uma fenda para mostrar as anáguas cada vez mais decoradas. As mangas tornaram-se apertadas do pulso até o cotovelo, com ombros bufantes e/ou aberturas exibindo inserções coloridas. Cintos de tecido ou corrente eram usados com um pingente, bolsa ou livro de oração suspenso da altura da cintura até o joelho. A cor predominante no dia-a-dia era o preto. Veludos, brocados e sedas combinados a pérolas, rubis, diamantes e outras pedras preciosas passeavam pela Europa. Começam aparecer as blusas de gola alta e decotes preenchidos por peças de linho bordadas.



O final do século foi caracterizado por uma opulência maior no que se refere ao vestuário. Os rufos cresceram em tamanho e popularidade e a descoberta do amido, por uma mulher holandesa, fez com que as golas pudessem ser levantadas vários centímetros. Esse período foi também marcado pelo expansivo farthingale francês, o preferido da Rainha Elizabeth I, e pela cintura frontal em forma V. Os corpetes tinham gola alta ou um decote quadrado abloqueadonte. Os leques dobráveis apareceram substituindo os leques estáticos de penas de avestruz.




Já a roupa masculina consistia de uma camisa de linho (chemise), gibão com ombros almofadados com diversos tipos de gola, mangas da chemise expostas, calças, meias, um casaco que poderia ir até ao joelho e um tipo de capa que era aberta na frente e de mangas curtas que podiam ir até o tornozelo e posteriormente até os joelhos presas ao ombro.
Mais pro fim do reinado de Henrique VIII, entrou em voga uma silhueta rígida fazendo com que as roupas fossem encorpadas com enchimentos de trapos, feno e outros resíduos; também começou a surgir a gola que viria a se tornar o rufo. Como acessórios, chapéus achatados e largos ou com borda arredondada e calçados pontudos que depois passaram a ter forma arredondada e quadrada, com sola baixa. Botas eram usadas para montar a cavalo.


No período Elizabetano, os homens usavam gibão, camisa com colarinho e pulsos com babados, gola em rufo que se tornou gigantesco na década de 1580, jaqueta sem manga,  meias e calças; a capa era indispensável e tinha formato cônico. Acessórios: chapéu, sapato arredondado ou botas que começavam a ter saltos e eram justas e até a altura das coxas. Cabelos curtos penteados para trás e barba eram comuns. 








Dicas de filmes ;


A outra (2008)

 Ana (Natalie Portman) e Maria (Scarlett Johansson) são irmãs que foram convencidas por seu pai e tio ambiciosos a aumentar o status da família tentando conquistar o coração de Henrique Tudor (Eric Bana), o rei da Inglaterra. Elas são levadas à corte e logo Maria conquista o rei, dando-lhe um filho ilegítimo. Porém isto não faz com que Ana desista de seu intento, buscando de todas as formas passar para trás tanto sua irmã quanto a rainha Catarina de Aragão (Ana Torrent).a Torrent).




Elizabeth - A Era do Ouro (2007)

Inglaterra, 1585. Elizabeth I (Cate Blanchett) está quase há três décadas no comando da Inglaterra, mas ainda precisa lidar com a possibilidade de traição em sua própria família. Simultaneamente a Europa passa por uma fase de catolicismo fundamentalista, que tem como testa-de-ferro o rei Felipe II (Jordi Mollá), da Espanha. Apoiado pelo Vaticano e armado com a Inquisição, Felipe II planeja destronar a "herege" Elizabeth I, que é protestante, e restaurar o catolicismo na Inglaterra. Preparando-se para entrar em guerra, Elizabeth busca equilibrar as tarefas da realeza com uma inesperada vulneabilidade, causada por seu amor proibido com o aventureiro Sir Walter Raleigh (Clive Owen).




Desfile Chanel inspirado nas jóias do Renascimento:






Fontes: História da Arte, Glória Proença - Editora Ática
              https://www. picnicvitorianocwb.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário